As raças de cães mais fáceis de cuidar

Procurando um cão que seja descontraído? Um cão que seja um pouco mais “tipo B”, do que “tipo A”? Assim como existem raças de cães altamente enérgicas, bem adequadas para famílias com filhos e casais ativos, também existem raças de cães conhecidas por serem um pouco mais fáceis de se locomover, um pouco mais discretas.

Quer você esteja procurando um cão com personalidade calma, nível de energia mais baixo ou necessidades mínimas de asseio, há uma variedade de raças diferentes por aí que podem ser consideradas de baixa manutenção.

Pronto para aprender mais? Continue lendo para explorar nossa lista das melhores raças de cães de baixa manutenção.

As melhores raças de cães de baixa manutenção
Os cães de baixa manutenção são normalmente considerados mais calmos, mais fáceis de treinar, menos ativos e/ou mais fáceis de cuidar do que os seus homólogos de alta manutenção. Raças de pastoreio, por exemplo, não são geralmente consideradas de baixa manutenção, pois estes cães geralmente têm altos níveis de energia, podem se aborrecer facilmente, e são menos propensos a serem de baixa queda ou hipoalergênicos.

É claro que todos os cães são únicos e o que faz uma raça de cães de baixa manutenção pode ser diferente para todos.

Com isso em mente, vamos dar uma olhada em 17 dos melhores cães de baixa manutenção:

Basset Hound

Você reconhecerá um Basset Hound quando vir um, essas orelhas se destacam. Estes cães encantadores são pacientes, leais e, ao contrário de alguns de seus companheiros de cão de caça, eles podem ser bastante preguiçosos.

Uma caminhada diária provavelmente será suficiente para um Basset, caso contrário, estes cães podem ser batatas de sofá. Os Basset Hounds têm pêlo curto, no entanto, são mais propensos a se soltar sem escovação semanal e um banho ocasional.

Boston Terrier

Os Boston Terriers são cães amigáveis e felizes que fazem grandes animais de estimação da cidade. Estes cães podem ser um pouco mais animados que algumas das raças de nossa lista, mas exercício diário ou uma viagem ao parque canino deve ser suficiente para eles.

Em geral, os Bostons estão satisfeitos em fazer o que quer que seja que você esteja fazendo; eles estão muito ansiosos para agradar. Estes cães são muito pouco freqüentes e não exigem muito asseio – embora, como os Basset, a escovação regular possa ajudar a reduzir qualquer descamação.

Griffon de Bruxelas

Uma raça de brinquedos com personalidade humana, o Brussels Griffon é leal, curioso e sensível. Estes pequenos cães são facilmente treinados e brincalhões, mas não excessivamente, exigindo apenas exercício moderado no dia-a-dia.

Bruxelas de pêlo liso pode se beneficiar da escovagem regular, especialmente durante a época de descamação. Por outro lado, Bruxelas de pêlo áspero, muitas vezes tem seu pêlo cortado – um profissional de limpeza pode ajudar lá.

Cavalier King Charles Spaniel

Os olhos do Cavaleiro dizem tudo. Estes cães são gentis, afetuosos e verdadeiros cães de companhia. Os Cavaliers são excelentes animais de estimação da família, se dando bem tanto com crianças quanto com outros cães.

Os Cavs são, como muitas das raças em nossa lista, muito adaptáveis, tornando-os grandes cães tanto para os habitantes da cidade quanto para os do campo. Estes cães também são fáceis de treinar e não requerem mais do que escovagem regular e exercícios moderados.

Chihuahua

Um cãozinho com uma grande personalidade, Chihuahuas são muitas vezes descritos como charmosos e atrevidos. Os Chihuahuas fazem grandes cães de colo e podem encontrar exercício suficiente em um espaço pequeno.

Chihuahuas de pêlo liso – aqueles com pêlo curto – terão necessidades mínimas de asseio, necessitando apenas de escovação ocasional e banhos regulares. Os Chihuahuas de pêlo comprido precisarão de escovagem mais consistente, no entanto, para evitar esteiras.

Chinês Crested

Reconhecível por suas duas variedades, sem pêlo e revestido – ou “pólvora” – o chinês Crested é um cão de companhia afetuoso, brincalhão e atencioso. Estes cães de brinquedo adoram passar tempo com seus donos, seja participando de atividades ou andando por aí em casa.

O Chinese Crested precisa de exercícios diários, mas nada extenuante. Estes cães precisam de cuidados mínimos, mas precisam de cuidados com a pele exposta, pois podem sofrer queimaduras solares e outras irritações.

Dachshund

Uma raça reconhecível, os Dachshunds são cães curiosos, amigáveis, com inteligência e coragem.

Os dachshunds são muito sociáveis, adoram estar com suas famílias e podem ser um pouco independentes – portanto, o treinamento é importante. Estes podem ser pequenos cães de caça, mas eles devem ter exercícios regulares.

As necessidades de asseio dos Teckel dependem da variedade: de pêlo liso, pêlo comprido ou pêlo de arame; mas em geral, uma escovação regular deve ser suficiente.

Bulldog Francês

Há uma razão para o Bulldog Francês estar agora em segundo lugar na lista de raças de cães mais populares da AKC. Os Frenchies não só são adoráveis, como também são inteligentes, adaptáveis e brincalhões. Estes são grandes cães de cidade, cuja vigilância os torna surpreendentemente bons cães de guarda.

Apesar de alerta, os Frenchies ainda são bastante calmos – eles se contentarão com uma caminhada diária ou com pouco tempo de brincadeira. Estes cães têm um pêlo curto e são de pelagem mínima. Eles só precisarão de um banho ocasional, mas uma escovação regular ajudará a manter o pêlo limpo e a cortar qualquer descamação.

Havanês

Uma raça de brinquedo sociável e feliz, o Havanês é outro cão adaptável que está ansioso para agradar. Os Havaneses são fáceis de treinar e fazem excelentes cães de companhia.

Como o Bulldog francês, os Havaneses fazem cães de guarda surpreendentemente bons, eles estão alerta, mas não ladram muito. Embora estes cães possam ter pêlos longos, muitos donos optam por cortar o pêlo curto para manter o asseio com baixa manutenção.

Greyhound

O único cão verdadeiramente grande em nossa lista, o Greyhound é talvez mais conhecido por sua história de corridas. Embora os Greyhounds sejam cães mais ativos que exigem exercício regular, eles também estão frequentemente perfeitamente satisfeitos em passear o dia inteiro com suas famílias.

Estes cães podem ser um pouco independentes, mas são muito afetuosos e gentis com suas famílias. Os galgos também têm necessidades mínimas de asseio e só se livram ocasionalmente.

Galgo Italiano

Você pode chamar um galgo italiano de uma versão em miniatura de um Greyhound, embora o pequeno tamanho dos Greyhounds italianos os torne cães de colo muito melhores. Estes cães realmente se enquadram no grupo dos brinquedos, mas compartilham a natureza afetuosa, sensível e independente do Greyhound.

Os galgos italianos são alerta e brincalhões; eles devem ter tempo regular de brincar para se exercitar e então estarão prontos para se aconchegar com suas famílias. Novamente, como seu primo maior, estes cães não precisam de muito asseio.

Maltês

Bem conhecidos por sua herança aristocrática e por seu pêlo branco puro, os malteses têm sido cães de colo por milhares de anos. Esta pequena raça de cães é feliz, brincalhona, encantadora e muito inteligente; eles podem ser ótimos cães de família.

Estes cães também são muito adaptáveis, atléticos e agradáveis ao treinamento. Os malteses ficarão satisfeitos com o exercício regular e são considerados cães hipoalergênicos, com pouco ou nenhum derramamento, tornando-os ideais para os que sofrem de alergia.

Dito isto, embora alguns donos optem por manter o pêlo curto, muitas vezes chamado de “corte de cachorro”, o maltês normalmente tem um pêlo longo e fluente. Quando comprido, o pêlo deve ser escovado regularmente para evitar emaranhados.

Pug

Um cão amigável com amor às travessuras e uma expressão reconhecível, o Pug está cheio de personalidade. Os Pugs são excelentes cães de companhia, felizes em socializar com todos. Estes cães estão perfeitamente satisfeitos em passar o dia acariciando seus donos ou apenas passeando, mas eles também devem fazer pelo menos algum exercício diário.

Pugs podem ser ótimos cães da cidade, ótimos cães para crianças, assim como ótimos cães tanto para casais mais jovens quanto para casais mais velhos. Em geral, os Pugs têm necessidades mínimas de asseio, mas eles se livram de tudo. Como alguns dos outros cães de nossa lista, porém, a escovação regular pode ajudar a reduzir o derramamento.

Shih Tzu

Um cão de colo afetuoso conhecido por sua afinidade com as crianças, o Shih Tzu é brincalhão e charmoso. Criados como cães de companhia, os Shih Tzus são de baixa energia e precisam apenas de um mínimo de exercício, como uma caminhada diária ou brincadeiras dentro de casa.

Estes cães são cães de pelagem mínima, mas aqueles com um pêlo longo exigirão escovagem regular.

Skye Terrier

Uma raça relativamente incomum, o Skye Terrier é elegante, corajoso e bem-humorado. Os Skye Terrier são um dos terrier mais calmos, embora possam ser um pouco teimosos e independentes. Estes cães são muito inteligentes, sensíveis e ansiosos para agradar, e com treinamento, eles podem facilmente se tornar os companheiros mais dedicados.

Os Skye Terriers não exigem muito exercício e podem alegremente atender ao nível de exercício de seus donos. Estes cães têm pêlos longos, mas ao contrário de algumas raças, eles não precisam ser aparados – apenas escovados regularmente para evitar emaranhados.

Whippet

Muitas vezes descrito como um cão suave, amigável e de baixa manutenção, o Whippet – como o Greyhound italiano – parece uma versão menor do Greyhound. Estes cães são uma combinação de brincadeira e relaxamento; eles gostam de correr por aí, assim como de se deitar no sofá com suas famílias.

Os whippets são carinhosos e inteligentes, mas eles podem ser um pouco independentes, portanto o treinamento é definitivamente importante. Você pode satisfazer as necessidades de exercício do Whippet com caminhadas regulares ou brincadeiras; e suas necessidades de asseio também são mínimas.

Como escolher o cão de baixa manutenção certo para você

Se você estiver procurando um cão de baixa manutenção, você pode começar com as 17 raças em nossa lista, ou, ramificar-se e considerar outras opções, como um cão de raça mista.

Apesar da raça, porém, se o seu objetivo for de baixa manutenção, você vai querer pensar nas qualidades que discutimos aqui – nível de atividade, necessidades de exercício, necessidades de asseio, personalidade – para garantir que você encontre o cão certo para atender às necessidades de sua família.